segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Autoconfiança?



Você já se sentiu autoconfiante demais na sua própria força e habilidades? Se você tiver sido sincero sua resposta terá sido um “SIM”!

Quantos de nós muitas vezes temos esse excesso de confiança em nós mesmo não é verdade? Foi o que aconteceu com Sansão.

 Sansão devia ser uma pessoa totalmente separada para Deus, mas pelo fato de sua força física, a qual fora concedida por Deus, Sansão se achou com um excesso de autoconfiança exagerada! Facilmente ele se orgulhou de suas forças e habilidades, desviando-se assim dos propósitos estabelecidos por Deus para sua vida! Sem que percebesse Sansão foi aos poucos se afastando, deixando seus valores e princípios de lado, foi se deixando levar por aquilo que lhe era atraente e conveniente! Ao invés de orientar sua vida através do dom divino e da oração Sansão preferiu se orientar através de sua força física.

Como a maioria de nós Sansão tinha um problema com o excesso de autoconfiança. Suas orações inconsistentes o levaram a uma vida dispersa, com poucas realizações e um fim trágico.

Excesso de autoconfiança e orgulho destrói nossa comunhão com Deus. O orgulho e autoconfiança nos leva a pensar que não precisamos de alguém superior pra nos orientar e nos direcionar nos caminhos certos.
Infelizmente a grande maioria de nós preferimos fazer nossa própria vontade. Naturalmente ficamos cheios de nós mesmos, nos tornamos seres arrogantes e prepotentes, buscando viver por nossos próprios caminhos, e descartamos facilmente a orientação daquelas pessoas instituídas por Deus para nos orientar corretamente, preferimos pagar o preço, sem contar que na maioria das vezes é a orientação de Deus que descartamos,  por não querermos simplesmente nos submeter a nenhuma autoridade! 

Sansão pagou um alto preço por ter confiado em suas próprias forças, seu excesso de confiança o levou a um fim trágico. Foi necessário que ele perdesse tudo que tinha para reconhecer que sem Deus ele nada podia fazer, e que aquilo que Deus dera para ele deveria ser usado para a sua glória e não para que fosse simplesmente apresentado como um troféu diante das pessoas. Ainda que um pouco tarde Sansão reconheceu o erro que cometera e se voltou para Deus.

Não desperdice sua vida confiando em si mesmo, quando poderá confiar naquele que pode todas às coisas, pois Ele criou cada um de nós com um propósito. Não deixe para buscar a Deus somente quando tudo parecer perdido, mas busque a Deus em todo o tempo que Ele lhe conceder. Faça de sua oração um hábito ao invés de uma reflexão tardia. Aprenda com Sansão!

Reflexão com base na história de Sansão, encontrada no livro de Juízes capítulo 13 ao 16.

Joana Santana





Nenhum comentário:

Postar um comentário