terça-feira, 17 de setembro de 2013

Mulheres da bíblia (JOANA)

“E aconteceu, depois disto, que andava de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e os doze iam com Ele, e algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios; E Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que O serviam com seus bens" (Lucas 8:1-3).

Uma mulher que nos deixou um exemplo de humildade, amou o Senhor e teve a alegria de servi-Lo e ser curada por Ele. Seu nome é Joana. Ela era uma mulher muito rica, casada com Cuza, gerente das várias propriedades de Herodes.
Se ela vivesse nos dias de hoje, certamente, teria seu nome na coluna social dos jornais da cidade, pois vivia junto às pessoas que faziam parte da corte de Herodes. Mas, apesar de seu ciclo social ser diferente do de Isabel e do de Maria, ela teve sua vida transformada depois que conheceu o verdadeiro Rei dos reis, Jesus o seu Senhor e Salvador. Ela pôde ver que aquelas pessoas ricas que ela conhecia eram, na verdade pobres e estas irmãs pobres que ela conheceu, na verdade eram ricas.
Joana foi testemunha da morte de João, o batista. Ela viu, diante de si, a cabeça de um homem que morrera por falar a verdade e mostrar o pecado de Herodes que vivia com Herodias, esposa do seu irmão Filipe.
Ela, depois deste assassinato, temeu pela vida de Jesus e de seus seguidores. Mas, mesmo temendo esta perseguição, ela não deixou de segui- Lo, nem de servi-Lo com seus bens.

assim como Joana, ao caminhar com Jesus, aprendo que tenho que falar do Seu plano maravilhoso de salvação e do Seu grande amor por nós morrendo no nosso lugar e tomando sobre Si todos os nossos pecados. Custou a Sua vida mas Ele não mediu esforços porque Ele sempre nos amou e continua amando para todo o sempre e por toda a eternidade.
Posso servi-Lo também usando o dom ou dons que Ele me deu mas tenho que servi-Lo sempre com prontidão, responsabilidade e, acima de tudo, com muito amor.

Não sabemos ao certo se ela estava na crucificação de Jesus mas sabemos que ela estava sempre ao lado das mulheres que O seguiam. Foi, justamente, na ressurreição de Cristo que ela, juntamente com Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago, correu para anunciar aos discípulos e apóstolos que o seu Senhor havia ressuscitado.

Estejamos sempre prontas para servir ao Senhor não apenas com o nosso tempo, dons, amor pela obra mas com nossos bens. Façamos como Joana que não mediu esforços para descer das alturas de onde ela se encontrava para servir ao seu Senhor e Salvador, não apenas seguindo-O mas também usando os seus bens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário