quarta-feira, 5 de junho de 2013

O pecado de não orar


Olá queridos, gostaria de compartilhar com vocês um devocional que tem feito toda diferença na minha vida! Fala da importância de nós orarmos. Que o Senhor possa ministrar ao seu coração através desse devocional.
ESSE DEVOCIONAL FOI ESCRITO PARA OS PROJETISTAS DA JUVEP DE JANEIRO DE 2011 POR REILNALDO BUI,  E ESTAR TAMBÉM NO BLOG  www.todahelohim.blogspot.com

1. O pecado de não orar
Baseado num livro do Dr. John R. Rice
E QUANTO A MIM, LONGE DE MIM QUE EU PEQUE CONTRA O SENHOR, DEIXANDO DE ORAR POR VÓS... (1SAMUEL 12:23) 
 
O nosso maior pecado é não orar. Todos os fracassos que nos sobrevêm são por não orarmos. A falta de almas salvas no meu ministério é, principalmente, devido à ausência de oração. A escassez de alegria no meu coração é, às vezes, o fruto de não orar. Indecisão, falta de sabedoria e de direção, são causados por não orar. Quantas vezes tenho errado, tenho faltado com os meus deveres, e tem me faltado poder e alegria, tudo isso por causa do pecado de não orar. Não orar é pecado, porque a Bíblia diz isso de maneira clara. Paulo estimula os crentes de Tessalônica: Orem sem cessar! (I Ts 5.17). 
 
Quando deixamos de orar abrimos a porta a todos os demais pecados. Vemos isto claramente nas palavras de Jesus em Marcos 14.38: 
 
Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca.
Lembremos ainda dos pais da igreja, de como eles oravam! Os que agradaram mais a Deus foram aqueles que oravam contínua e insistentemente, até obter a vitória. Com certeza pecamos quando não os imitamos. Assim como a prática da oração demonstra nossa dependência de Deus, o não orar mostra a falta de gozo em Deus, incredulidade e fraqueza de nossa parte. 
 
Há uma tendência natural em nossa carne a não orar. Muitas vezes limitamos nossa vida de oração a poucos segundos antes das refeições, ao despertar e ao deitar-se à noite... Isto quando lembramos! Precisamos a todo custo vencer a tentação de permanecer nesta letargia espiritual. 

Dr. Rice propõe os seguintes passos: 
 1. Procure dedicar um pouco de tempo, ainda bem cedo, todos os dias, para orar e meditar na Palavra de Deus. Quanto mais cedo melhor. Um bom horário pela manhã seria antes de comer. Um grande missionário tinha o seguinte lema: Sem Bíblia, sem café da manhã. 
 
2. Crie o hábito de orar até alcançar paz com relação ao problema ou a dificuldade que esteja passando. Frequentemente não obtemos resposta a uma oração em um mesmo dia.
 
3. É preciso separar tempo para orar sobre os problemas que nos sobrevêm. 
 
4. Deixe de formalidade e permita que a oração seja uma conversa simples com Deus. Cada crente deveria dizer, muitas vezes por dia: "Senhor, pequei nisso... me perdoe"; ou "Senhor, me ajude a saber o que dizer a esta pessoa!" Ou ainda: "Senhor ajuda-me na solução dessa dificuldade." Faça da oração um detalhe importante da sua vida, junto com os demais.
 
5. Procure seguir os exemplos da Bíblia e seus ensinos sobre a oração. Leia, por exemplo, o salmo 55 e veja que em sua angústia Davi buscava o SENHOR: Eu, porém, clamo a Deus e o Senhor me salvará. À tarde, pela manhã, e ao meio dia choro angustiado, e Ele ouve a minha voz. (Salmo 55.16-17)

Procuremos penetrar todas as riquezas da oração encontradas na Bíblia. Dediquemos tanto tempo à oração como estes homens a que Deus usou. Choremos tanto como eles choraram. Persistamos tanto quanto eles persistiram. Façamos da oração meta da nossa vida. O maior gozo. A atividade sempre inacabada. Você está disposto, neste exato momento, a confessar a Deus o seu pecado de não orar?


Nenhum comentário:

Postar um comentário