quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Novo nascimento

 Uma reflexão baseada em João cápitulo 3 e no livro: Finalmente vivos de John Piper

Hoje em dia, nem todos têm zelo de estimar este milagre do novo nascimeno como a maravilha que ele relamente é.
Segundo pesquisa feita por um grupo chamado Barna, nota-se que:
Apenas 9% dos evangélicos dão o dízimo.
Dos 12.000 adolescentes que se comprometeram a manter-se virgens até o casamento, 80% tiveram relações sexuais fora do casamento nos sete anos seguintes.
26% do evangélicos tradicionais não acham que sexo antes do casamento é errado.

Em outras palavras, a igreja evangélica de um modo quase que geral, não difere muito do mundo, seu cristianismo é basicamente uma adesão ao mesmo estilo de vida que o mundo vive, e não um poder transformador.
 ( Enquadram-se aqui aquelas pessoas que se atodenominam “nascidas de novo”, mas que não têem em si uma vida que confirme ser nascida de novo, suas atitudes são contrárias ao novo nascimento.)

Os verdadeiros cristãos que nasceram de novo são aquelas pessoas de disseram ter feito com Cristo um compromisso pessoal que é importante até hoje em sua vida. Ser nascido de novo não depende de filiação ou envolvimento com igreja ou denominação. Os nascidos de novo passam por um processo de mudança de direção, de mentalidade, (A metanóia).

Mas o que realmente significa a expessão nascer de novo?

Para muitas pessoas significa meramente que alguém ou algo teve a oportunidade de melhorar a sua situação. Precisamos ter cuidado quando falamos essa expressão nasceu de novo no sentido religioso. Saber o que Deus quer dizer quando a bíblia usa essa linguagem deve ser a nossa maior preocupação, precisamos entender o que realmente significa o nascer de novo para que experimentemos este nascimento e ajudemos outros a fazer o mesmo.

Muitos cristãos professos não nasceram de novo ainda, vão a igreja, são membros de igreja e até mesmo líderes. São cristãos culturais. Religião é algo formal, externo. Não houve uma vivificação interior verdadeira, tirando-as da morte espiritual para a vida espiritual.
O novo nascimento está relacionando com:
  • O chamado eficaz de Deus (Rm8:30)
  • A nova criatura (2co5:17)
  • Deus nos levando a Cristo (Jo 6:44)
  • Deus abrindo nosso coração (At 16:14)
  • Deus iluminado nosso coração (2co 4:6)
  • Deus nos dando um coração de carne (Ez 36:26)
  • Deus nos vivificando (Ef 2:5)
  • Deus nos adotando em família (Rm 8:15)

As pessoas que são nascidas de novo são diferentes daquelas que não são regeneradas.
 ( 1Jo5:4)
Há milhões de pessoas que vão a igreja mas não são nascidas de novo.
Uma razão que as pessoas que se dizem cristãs mas não são de fato regeneradas é que há um conformismo com o mudanismo dentro da igreja. Para que as pessoas entrem no reino de Deus e façam a diferença no mundo é necessário que haja de fato o novo nascimento
 (Jo3:3). Um farol apagado não pode iluminar as trevas (Mt5:16).
O que Jesus quis dizer em (Jo3:3) é que se não nascermos de novo iremos para o inferno inevitavelmente, como podemos ver logo mas a frente em (Jo3:36).

Nicodemos era um fariseu parte dos líderes judeus mais religiosos daquele tempo. O novo nascimento não é uma segunda opção, quando falamos sobre o novo nascimento, estamos falando de algo que reflete na eternidade, a menos que nasçamos de novo, não poderemos ver o reino de Deus.

Nicodemos não precisava de religião, precisava de vida, vida espititual. O que acontece no novo nascimento é que surge uma vida que não existia antes. Uma nova vida começa no momento do novo nascimento. Não se trata de uma atividade religiosa, de disciplina ou de decisão. Trata-se do surgimento de uma vida. 

Não há como viver uma vida plena em Cristo se não nascermos de novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário