sábado, 26 de outubro de 2013

Alegria



Leia Filipenses 4:1-9

O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pelo amanhecer (Salmos 30:5)

Um provérbio afirma que “se você quiser ter alegria por uma hora, embriague-se”. Se quiser ter alegria por três dias, case-se. Se quiser ter alegria por oito dias, mate um porco e coma. “Se quiser ter alegria por toda a vida, vá pescar”. Infelizmente na sociedade que vivemos hoje a preocupação de muitos tem sido procurar alegria por esses meios. Na vida há somente dois tipos de alegria: (1) aquela produzida pelos prazeres que o mundo oferece, que dura muito pouco, é temporária; (2) a alegria que não depende daquilo que fazemos, mas da nossa espiritualidade. Esta é o resultado de um relacionamento com Deus. É alegria produzida por Deus, e é duradoura.

Na vida do cristão ela tem o poder de dissipar as tristezas, os suspiros, as mágoas, as frustrações, os desapontamentos, os sofrimentos e as lágrimas. O choro pode até durar uma noite, mas tudo passa e um novo tempo surge porque a alegria do Senhor é a força daquele que crê em Deus e o segue por meio do Senhor Jesus Cristo. Um cântico expressa isso dizendo que “a alegria está no coração de quem já conhece a Jesus.” Foi o que Paulo escreveu da prisão aos filipenses, dizendo que deveriam alegrar-se sempre, mesmo nas circunstâncias mais difíceis da vida.

O cristão deveria ser uma pessoa possuída inteiramente dessa alegria permanente. Mesmo em tempos de sofrimento ele tem dentro de si uma alegria que ultrapassa as coisas da vida. Ela está além de tudo o que se pode ver ou tocar. Um comentário da leitura de hoje diz que “a alegria cristã é independente de todas as coisas terrenas”. Jesus havia ensinado aos seus discípulos que ninguém pode tirar essa alegria do cristão (João 16:22). Paulo disse que é fruto do Espírito (Gálatas 5:22). É a satisfação interior que temos na certeza de que Jesus faz parte integrante do nosso ser. Ele nós dá vida no presente e esperança real e concreta para o futuro.


A alegria do Senhor se mantém real mesmo em meio ás tormentas da vida.


Fonte: Devocional diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário