terça-feira, 9 de julho de 2013

Gratidão




Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
1 Tessalonicenses 5:18

Paulo visitara tessalônica durante sua segunda viagem missionária. (atos 17:1-10). Fora pouco o tempo em que Paulo ficou na cidade, pois ele e seus companheiros passavam por grande perseguição. Os Cristãos em Tessalônica estavam sendo perseguidos tanto pelos incrédulos quanto por sua própria incerteza e dúvida acerca do evangelho. O próposito de Paulo ao escrever essa carta era encorajá-los a se manterem firmes e confiantes, de modo a honrar o Senhor com sua maneira de viver.
Você já agradeceu a Deus por ele ter te permitido viver mais um dia hoje? Por ele ter te permitido alimentar-se hoje? Será que temos tido um coração grato a Deus? Será que temos praticado a gratidão em nossas vidas ou será que temos murmurados constantemente por tudo?

É muito fácil ser grato por algo de bom que recebemos, não é verdade?

Ser grato pelas coisas boas que nos acontecem na vida é fácil, mas ser grato por tudo o que temos na vida, por tudo o que passamos na vida é um trabalho árduo e difícil. Estamos acostumados a agradecer a medida que recebemos algo de bom, ( um presente, uma gratificação, um elogio...).

Normalmente não agradecemos pelas dificuldades ou lutas que passamos, isso nos parece loucura não é mesmo? Nós seres meramente humanos, cheios de defeitos e muitas vezes acostumados com as coisas nas mãos nos esquecemos de sermos gratos a Deus pelas dificuldades e lutas que nos fazem crescer e aprender a sermos pessoas melhores.

Podemos ver alguns exemplos de pessoas que não cultivaram um espírito de gratidão: O fariseu do templo descrito em (Lucas 18:9-14). Esse fariseu estava consciente de sua religiosidade, ele expressa gratidão somente pelo que tem e pelo que é, ele está totalmente cego para o que não é e o que não tem. É uma pessoa totalmente arrogante e prepotente, diferente do publicano que não se achava digno nem mesmo de olhar para o céu.

A caminho de Jerusalém ao passar pela divisa entre Samaria e Galiléia dez leprosos dirigiram-se a ele e gritavam em alta voz: Jesus tem piedade de nós (Lucas 17:11-19). Ao vê-los Jesus os curou e os mandou que mostrar-se aos sacerdotes, dos dez leprosos que foram curados somente um deles voltou para agradecer ao Senhor. ( Aquele que voltou para agradecer era um samaritano, sabemos que os samaritanos não se davam bem com os judeus). Jesus perguntou: Onde estão os outros nove? Eles não cultivavam um coração grato a Senhor, por isso não voltaram, não valorizaram o que fora feito por Jesus.

Não podemos ser gratos somente pelo que somos e recebemos, precisamos cultivar um coração grato a Deus em toda e qualquer circunstância.

Era essa a preocupação de Paulo quanto aos irmão de Tessalônica, Paulo os exortava que mesmo diante das dificuldades e perseguições suas atitudes deveriam ser de louvor e gratidão.

Andar em gratidão é um modo de vida contagioso e teocêntrico (Deus no centro de todas as coisas).
A gratidão é atenta
Quando estamos dispersos com tudo o que nos ocupa, por vícios, tv, fofocas, preocupações, leituras que não nos edificam entre outras coisas, não ficamos atentos para as dádivas que nos chegam a cada dia. Precisamos estar conscientes e atentos para a presença de Deus, que se manifesta numa música que ouvimos, numa palavra de ânimo, numa tempestade, no nascer e no pôr do sol entre tantas outras coisas que diariamente nos acontecem e muitas vezes nos esquecemos de sermos gratos a Deus. Para chegarmos a essa consciência de gratidão é necessário que haja uma libertação interior do nosso “EU”, o qual é tendencioso a orgulhar-se. A gratidão nasce de um espírito de oração que nos ajuda a perceber as maravilhas de Deus. Se ficarmos dispersos em meio a tantas coisas que nos acontecem no dia-a-dia, acabamos por nos esquecer das maravilhas do nosso criador, deixando assim de rener graças e louvor a Deus. Devemos nos lembrar que Deus requer de nós que o louvemos e sejamos gratos a ele em toda e qualquer circunstância, e nos mais pequenos detalhes da vida.

A gratidão é contagiosa
Você consegue ficar perto de alguém que constantemente reclama, age com ingratidão murmurando contra tudo e todos?
É sempre um prazer estar perto de pessoas gratas, pessoas que cultivam um espírito de gratidão, pois elas têm um espírito cativante. David Steindl-rast certa vez disse: “ A raiz da alegria é a gratidão. Não é a alegria que nos torna agradecidos, é a gratidão que nos faz sermos felizes”

A gratidão é teocêntrica
O caratér teocêntrico da gratidão tem como base a confiança de que há alguém a quem podemos agradecer. Gratidão teocêntrica é quando Deus estar no centro de todas as coisas. È sem sentido não termos ninguém a quem possamos ser gratos. Jesus com certeza tinha um coração grato a Deus. Jesus era consciente de que Deus se manifestava na beleza das pequenas coisas, Jesus mostrava-se grato pelos passáros no céu, pelos lírios do campo, pelo sol e pela lua...enfim Jesus tinha um coração grato a Deus em todas as coisas.

Ao contrário da “GRATIDÃO” temos a terrível “INGRATIDÃO”

INGRATIDÃO:
Falta de reconhecimento, de gratidão; qualidade do que é ingrato.
Pagar com ingratidão, não ter reconhecimento.

Inácio de Loiola certa vez escreveu uma carta em que declarava: A ingratidão é o pecado mais abominável e deve ser abominada por todas as criaturas. Pois ela é o esquecimento das graças, beneficios e bençãos que recebemos, pelo contrário, o reconhecimento agradecido das bençãos e das dádivas é amado e estimado não apenas na terra, mas também no céu.

Recebemos a dádiva imerecidada salvação não por algum mérito nosso, mas pela misericórdia divina. Nossos pecados foram perdoados pelo sangue de Jesus Cristo.
Quando percebemos a dádiva que recebemos e que nunca poderemos pagar rompemos em uma gratidão humilde e alegre, simplesmente nos regozijamos. Como diz no (salmos 107:1) “Rendei graças ao Senhor, porquer ele é bom, e a sua misericórdia dura para sempre”


Sejamos gratos a Deus pelo simples fato de todos os dias ele nos permitir viver, é um privilégio poder se chamada de filhos de Deus, sejamos gratos a Deus que por meio de seu único filho Jesus Cristo nos deu a salvação sem que merecessémos nada, sejamos gratos a Deus por seu amor tão grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário